CONTEÚDO –   CURSO DE CONCRETO ARMADO

Volume 1

 

 

1. MATERIAIS PARA CONCRETO ARMADO    

Introdução. Concreto em compressão simples. Concreto em tração simples. O módulo de deformação longitudinal do concreto. Relações tensão-deformação para o concreto. Evolução das propriedades do concreto. Resistência do concreto sob carga de longa duração. Comportamento reológico do concreto. Fluência do concreto. Retração do concreto. Aços para concreto armado. Considerações sobre o concreto armado.

2. DURABILIDADE DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO

Vida útil de projeto. Mecanismos de deterioração do concreto armado. Critérios de projeto das normas brasileiras e das normas europeias. Comparação entre a NBR-6118 e outras normas internacionais. Sugestões para o projeto estrutural.

3. FUNDAMENTOS DE SEGURANÇA DAS ESTRUTURAS DE CONCRETO ARMADO      

Estados limites. As ações nas estruturas. Ações de cálculo e combinações de ações. Resistências de cálculo. Avaliação da segurança estrutural.

4. FLEXÃO NORMAL SIMPLES - Dimensionamento de Seções Retangulares

Hipóteses básicas do dimensionamento. Diagramas tensão-deformação dos materiais. Domínios de dimensionamento. Diagrama retangular para o concreto. Determinação do momento limite para seções retangulares normalmente armadas. Dimensionamento de seções retangulares com armadura simples. Dimensionamento de seções retangulares com armadura dupla. Roteiro para o dimensionamento de seções retangulares. Exemplos de dimensionamento. Tabelas para o dimensionamento de seções retangulares. Cálculo da armadura mínima.           

5. FLEXÃO NORMAL SIMPLES - Dimensionamento de Seções T

Geometria da seção transversal. Determinação do momento limite. Dimensionamento com armadura simples. Dimensionamento com armadura dupla. Roteiro para o dimensionamento de seções T. Exemplos de dimensionamento. Determinação da largura efetiva da mesa.  

6. FLEXÃO NORMAL SIMPLES - Verificação da Capacidade Resistente 

Definição do problema. Seção retangular com armadura simples. Seção retangular com várias camadas de armadura. Outras formas de seção sob flexão normal simples.        

7. ESFORÇO CORTANTE

Introdução. Treliça generalizada de Mörsch. Treliça clássica de Mörsch. Critério de projeto da NBR-6118. Força na armadura longitudinal de tração. Peças de altura variável. Seções próximas aos apoios. Armadura de suspensão. Armadura de costura. Lajes sem armadura de cisalhamento.          

8. ANCORAGEM E EMENDAS DAS BARRAS DA ARMADURA

Ancoragem por aderência. Tensão de aderência. Tensão última de aderência. Comprimento de ancoragem reta. Barras com ganchos. Outros fatores de redução do comprimento de ancoragem. Ancoragem em apoios de extremidade. Armadura transversal nas ancoragens. Emendas das barras da armadura.  

APÊNDICE: Principais diferenças entre as versões da NBR-6118 de 2007 e de 2014.

   Para ver algumas páginas do livro, clique no link abaixo com o botão direito do mouse e salve o arquivo no seu computador.

Salvar arquivo

 

Tamanho: 14,5cmx21cm

314 páginas

4a edição: Maio de 2014

ISBN 978-85-86717-14-7

 

Volume 2 - Volume 3 - Volume 4 - AutorComprar - Home