CONTEÚDO –   CURSO DE CONCRETO ARMADO

Volume 4

 

 

1. DIMENSIONAMENTO À TORÇÃO        

Introdução. Torção em vigas de concreto armado. Analogia da treliça de Mörsch. Critério de projeto da NBR-6118. Exemplo de dimensionamento. A rigidez à torção.

2. DIMENSIONAMENTO À FLEXO-TRAÇÃO NORMAL

Apresentação do problema. Flexo-tração no domínio 1 com armaduras assimétricas. Flexo-tração nos domínios 2, 3 e 4 com armaduras assimétricas. Roteiro para o dimensionamento à flexo-tração com armaduras assimétricas. Exemplos de cálculo. Flexo-tração com armaduras simétricas. Tabelas para o dimensionamento de seções retangulares com armaduras simétricas.

3. ESCADAS USUAIS DOS EDIFÍCIOS

Introdução. Cargas nas escadas. Esforços nas escadas e em vigas inclinadas. Escada de um lance, armada transversalmente, com vigas laterais. Escada de um lance armada longitudinalmente. Escada em balanço engastada em viga lateral. Escada em balanço com degraus isolados. Escada de dois lances com um patamar intermediário. Escada de dois lances em L. Escada de três lances. Outros tipos de escadas.

4. VIGAS-PAREDE E CONSOLOS

Introdução. Tensões em vigas-parede. Critérios de dimensionamento das vigas-parede de concreto armado. Exemplo de cálculo de viga-parede. Consolos curtos.

5. RESERVATÓRIOS DE EDIFÍCIOS

Introdução. Cargas nos reservatórios. Considerações para o cálculo como placas. Verificação da abertura das fissuras. Exemplo de cálculo. Cálculo de reservatórios através do Método dos Elementos Finitos, método das forças e cálculo como quadros.

6. LAJES NERVURADAS

Introdução. Prescrições da NBR-6118. Cálculo dos esforços em lajes nervuradas. Exemplo de cálculo.

7. LAJES COGUMELO

Introdução. Cálculo dos esforços pelo método dos pórticos virtuais. Exemplo numérico. Cálculo de lajes lisas com vigas de bordas. Punção. Detalhamento da armadura de flexão.

8. FUNDAÇÕES

Introdução. Tipos usuais de estruturas de fundação. Distribuição das pressões de contato. Sapatas rígidas sob paredes. Sapatas rígidas isoladas. Sapatas contínuas sob pilares. Vigas de equilíbrio. Blocos rígidos sobre estacas. Blocos de concreto massa. Sapatas e blocos flexíveis. Vigas e placas sobre base elástica.

9. PROJETO EM SITUAÇÃO DE INCÊNDIO

Combinação de ações em situação de incêndio. Distribuição de temperatura na estrutura. Efeito da temperatura nas propriedades dos materiais. Projeto de lajes e paredes. Momento de ruína em situação de incêndio. Método tabular da NBR-15200.

 

   Para ver algumas páginas do livro, clique no link abaixo com o botão direito do mouse e salve o arquivo no seu computador.

Salvar arquivo

 

Tamanho: 14,5cmx21cm

372 páginas

4a edição: Maio de 2014

ISBN 978-85-86717-17-8

 

 

Volume 1 - Volume 2 - Volume 3 - Autor - Comprar - Home