CONTEÚDO –   CURSO DE CONCRETO ARMADO

Volume 2

 

 

1. INTRODUÇÃO AO CÁLCULO DAS LAJES MACIÇAS DE CONCRETO ARMADO      

Tipos usuais de lajes dos edifícios. Vãos teóricos das lajes. Classificação das lajes quanto à armação. Condições de apoio das lajes. Cálculo das lajes armadas em uma direção. Lajes contínuas armadas em uma direção. Cargas nas lajes maciças. Cálculo de marquises e sacadas. Cálculo de lajes armadas em cruz.            

2. TEORIA DE FLEXÃO DE PLACAS

Algumas relações da teoria da elasticidade. Equação diferencial da placa. Condições de contorno. Solução da equação diferencial da placa. Tabelas para o cálculo de placas. Exemplos de cálculo.

3. MÉTODOS SIMPLIFICADOS E MÉTODOS NUMÉRICOS PARA O CÁLCULO DE LAJES

Teoria das grelhas para lajes sobre apoios rígidos e apoios deformáveis. Outros métodos simplificados para cálculo de lajes sobre apoios deformáveis. O método de Marcus. Teoria das linhas de ruptura. A analogia da grelha equivalente. O método das diferenças finitas. O método dos elementos finitos. Aplicações do método dos elementos finitos.         

4. DETALHAMENTO DAS LAJES MACIÇAS    

Introdução. Espessura mínima das lajes maciças. Cálculo de flechas em lajes. Cálculo das armaduras de flexão. Cobrimento da armadura. Outras prescrições da NBR-6118. Detalhamento das armaduras de flexão. Considerações adicionais sobre o detalhamento.

5. CÁLCULO DE VIGAS   

Cargas nas vigas de edifícios. Vãos teóricos. Cálculo dos esforços. Cálculo das armaduras das vigas. Escalonamento da armadura longitudinal. Armadura mínima nos apoios. Disposições construtivas da NBR-6118. Exemplo de cálculo. Aberturas em vigas.            

6. ESTADOS LIMITES DE UTILIZAÇÃO - Deformações 

Introdução. Combinações das ações de serviço. Deformações das vigas de concreto armado. Análise não linear de vigas de concreto armado. Modelo simplificado para o cálculo de flechas em vigas. Consideração das deformações diferidas do concreto. Exemplo de cálculo de flechas em vigas pelo método bilinear do CEB. Cálculo prático de flechas em vigas. Cálculo de flechas em vigas segundo a NBR-6118 e segundo o Eurocode 2.   

7. ESTADOS LIMITES DE UTILIZAÇÃO – Fissuração

A colaboração do concreto entre fissuras. Determinação da abertura das fissuras de acordo com o CEB. Verificação do estado limite de abertura das fissuras. Verificação da abertura das fissuras através da limitação das tensões na armadura. Armadura mínima para limitação das fissuras provocadas por deformações impostas. Abertura das fissuras de acordo com a NBR-6118.    

APÊNDICES: Cargas nas edificações. Tabelas para o cálculo de lajes. Tabelas para detalhamento das armaduras.

 

   Para ver algumas páginas do livro, clique no link abaixo com o botão direito do mouse e salve o arquivo no seu computador.

Salvar arquivo

 

Tamanho: 14,5cmx21cm

432 páginas

4a edição: Maio de 2014

ISBN 978-85-86717-15-4

 

Volume 1 - Volume 3 - Volume 4 - Autor - Comprar - Home